A montagem da Árvore de Natal, data de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero (Martin Luther, foi um monge alemão, agostiniano e professor de teologia que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante). Numa determinada noite de inverno intenso, enquanto andava pela floresta repleta de árvores desfolhadas, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros verdes cobertos de neve. O brilho das estrelas no céu, ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em seu lar. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.
Esta tradição cristã chegou ao continente americano através de imigrantes alemães, que vieram para a América durante o período colonial.
Nos países em que o cristianismo prevalece, a Árvore de Natal está presente em diversos lugares na época natalina. Além de decorar, representa paz, alegria e esperança. A árvore de Natal também simboliza a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.
Existe um dia apropriado para montar a Árvore de Natal e começar a decoração natalina, segundo a tradição cristã, é o primeiro domingo do Advento, ou seja, quatro domingos antes do aniversário de Cristo.
“O Advento é um período especial para o cristianismo, que compreende os quatro domingos anteriores ao dia 25 de dezembro. Quando os cristãos preparam-se para a grande festa de Natal, o nascimento de Jesus, e lembrando que Ele um dia voltará".
Seguindo a tradição, finalizamos os festejos natalinos, ao desmontar a Árvore de Natal em 6 de janeiro, Dia de Reis, que representa o encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus em Belém.